Notícias

10h00

12ª Primavera dos Museus oferta acesso gratuito até domingo

Ação visa atrair mais visitantes aos espaços culturais da cidade

Compartilhe
Tamanho da Fonte
12ª Primavera dos Museus oferta acesso gratuito até domingo

De 18 a 23 de setembro o Museu da Misericórdia participa 12ª Primavera dos Museus, idealizado pelo IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus e realizado anualmente em todo país. Neste período, o acesso será gratuito para as visitas guiadas. A proposta é atrair mais visitantes aos espaços culturais e promover a inclusão, através da gratuidade. O Museu está aberto de terça a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, aos sábados, das 9h às 17h, e aos domingos e feriados, das 12h às 17h. 

Durante a visita, é possível conhecer o rico acervo com obras classificadas em diversas categorias, como alfaia, mobiliário, pinacoteca e imaginária. Trata-se de um legado de 469 anos de história da Santa Casa da Bahia, com trabalhos que contextualizam do século XVII até os dias atuais. Destaque para os azulejos de 1712 que reproduzem a Procissão do Fogaréu, que a Irmandade da Santa Casa realizava na noite de Quinta-Feira Santa, e para a sala com quadros do expoente pintor barroco José Joaquim da Rocha, que retratam a Paixão de Cristo. A Loggia (século XVIII) é um espaço arquitetônico de características européias e conta com um rico trabalho de embrechado em quatro tipos de mármore que conferiu ao prédio do Museu o tombamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1938. O primeiro carro movido a gasolina que chegou à Bahia também compõe a secular coleção.

Entre as peças relacionadas a personalidades estão a cadeira feita exclusivamente para a visita de D. Pedro II, em 1859, e a escrivaninha de Ruy Barbosa, que foi funcionário da Santa Casa da Bahia. O Museu da Misericórdia ainda conta com quadros que retratam Antônio de Lacerda, projetista e executor da obra do Elevador Lacerda, e Raimunda Porcina de Jesus, que alforriou os escravos da Filarmônica dos Chapadistas.

Esperamos você!

Siga-nos:
Museu da Misericórdia
2016 - 2024. Museu da Misericórdia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Apoio Financeiro: