O Museu

Inaugurado em 2006 pela Santa Casa da Bahia, o Museu da Misericórdia agrega grande valor ao panorama artístico e cultural do Centro Histórico de Salvador. Instalado em palacete do século XVII que já abrigou o primeiro hospital da cidade - fundado pela Santa Casa -, possui rico acervo, composto por 3.874 peças, classificadas em diversas categorias, como alfaia, mobiliário, pinacoteca e imaginária. Trata-se de um legado de 469 anos de história, com obras que contextualizam do século XVII até os dias atuais.

Destaque para os azulejos de 1712 que reproduzem a Procissão do Fogaréu, que a Irmandade da Santa Casa realizava na noite de Quinta-Feira Santa, e para a sala com quadros do expoente pintor barroco José Joaquim da Rocha, que retratam a Paixão de Cristo. A Loggia (século XVIII) é um espaço arquitetônico de características européias e conta com um rico trabalho de embrechado em quatro tipos de mármore que conferiu ao prédio do Museu o tombamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1938. O primeiro carro movido a gasolina que chegou à Bahia também compõe a secular coleção.

Entre as peças relacionadas a personalidades estão a cadeira feita exclusivamente para a visita de D. Pedro II, em 1859, e a escrivaninha de Ruy Barbosa, que foi funcionário da Santa Casa da Bahia. O Museu da Misericórdia ainda conta com quadros que retratam Antônio de Lacerda, projetista e executor da obra do Elevador Lacerda, e Raimunda Porcina de Jesus, que alforriou os escravos da Filarmônica dos Chapadistas.

O Museu também desenvolve ações educativas junto à sociedade e é campo de diversas pesquisas acadêmicas, com promoção de visitas de estudantes universitários e alunos de escolas públicas e particulares.

Certificado pelo Sistema Brasileiro de Museus/MINC, o Museu da Misericórdia é um dos espaços culturais mais visitados da Bahia, contabilizando mais de 40.000 visitantes por ano. Além das salas de exposições permanentes, abriga três mostras temporárias anualmente, nas mais diferentes linguagens.

 

_

O Museu da Misericórdia tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Em conformidade com os critérios de publicidade e transparência, o Museu da Misericórdia disponibiliza os dados relativos às parcerias firmadas por meio dos mecanismos de fomento operados pela SECULT. Clique aqui para acessar.

Siga-nos:
Museu da Misericórdia
2016 - 2024. Museu da Misericórdia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Apoio Financeiro: