Exposição celebra tradição dos mestres santeiros

Em cartaz no Museu da Misericórdia, de 9 de novembro a 2 de dezembro, a mostra Artesãos da Fé traz esculturas sacras produzidas por três artistas de Maragogipinho (BA)

Exposição celebra tradição dos mestres santeiros

Arte. História. Fé. Devoção. Em oficinas rústicas montadas em casas simples de Maragogipinho, no Recôncavo Baiano, mãos ágeis e firmes trabalham o barro e dão vida a esculturas de santos católicos que misturam o barroco e o rococó.  Para celebrar essa tradição, o Museu da Misericórdia, da Santa Casa da Bahia, recebe de 9 de novembro a 2 de dezembro, a exposição Artesãos da Fé. A mostra conta com peças assinadas pelos mestres santeiros Rozalvo Santanna, João Santanna e Emanoel Ismarques e tem curadoria de Simone Trindade.

A exposição reúne mais de 40 esculturas. Em 2004, Maragogipinho foi considerado o maior centro cerâmico da América Latina ao disputar o Prêmio Unesco de Artesanato, no Caribe. “Expor as peças é uma maneira de dar visibilidade a esse trabalho manual, celebrar a cultura popular e valorizar nossa riqueza cultural”, avalia Simone Trindade.

Na exposição, ganham destaque as imagens de São Cosme e Damião, Santa Bárbara e São Miguel Arcanjo. Os visitantes poderão comprar as peças. O resultado financeiro das vendas será integralmente repassado aos artesãos.

O milagre do barro - Com muita habilidade e paciência, os três artesãos da fé, Rozalvo Santanna, João Santanna e Emanoel Ismarques, vêm dedicando a vida a transformar o barro em esculturas que encantam pela beleza e riqueza de detalhes. Dessa forma, ajudam a manter a tradição que pode desaparecer em Maragogipinho. A arte, passada essencialmente de pai para filho, não tem despertado o interesse das novas gerações da região.

Rozalvo aprendeu o ofício sozinho e hoje acumula algumas conquistas: com peças vendidas para diversos locais do Brasil e para alguns países do exterior, ele já venceu um concurso de presépios do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) em 1998 e teve fotos de suas obras publicadas no livro Grandes Mestres da Arte Popular Ibero-Americana. Além disso, ele afirma que tem cinco peças expostas no Museu do Catete, no Rio de Janeiro.

Mostrando que a paixão por essa arte vem de família, João é irmão de Rozalvo. Da inspiração fraterna, começou a esculpir suas próprias esculturas, participou de uma exposição em São Paulo há oito anos e teve também a oportunidade de expor suas peças no Relógio de São Pedro, em Salvador. Além disso, tem fotos de algumas obras publicadas no livro Santeiros da Bahia.

O mestre santeiro que completa a exposição é Emanoel Ismarques, que adota mais o estilo barroco nas esculturas e também recebe encomendas de todo o Brasil. Desde criança, ele tinha contato com a cerâmica, por influência dos pais e outros parentes ceramistas, mas foi o único que direcionou o trabalho para a arte sacra. Emanoel já enviou de presente ao Papa Francisco uma imagem da Imaculada Conceição e recebeu diretamente do Vaticano uma carta de agradecimento.

O que: exposição Artesãos da Fé

Quando: 9 de novembro a 2 de dezembro

Funcionamento: terça-feira a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, aos sábados, das 9h às 17h, e domingos e feriados, das 12h às 17h

Onde: Museu da Misericórdia - R. da Misericórdia, nº 6, Centro Histórico de Salvador

Quanto: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia).

Sobre o Museu da Misericórdia

Instalado no local que abrigou o primeiro hospital da Bahia e a sede administrativa da Santa Casa da Bahia, em prédio erguido no século XVII e tombado pelo IPHAN em 1938, o Museu da Misericórdia é um dos mais importantes espaços culturais do Estado e possui em seu acervo obras que contam parte da história da Bahia e do Brasil. Pertencente à Santa Casa da Bahia, o museu também tem em seu espaço a Igreja da Misericórdia, um dos mais significativos monumentos religiosos de Salvador, considerada uma grande representante dos estilos barroco, neoclássico e rococó. O Museu da Misericórdia tem o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.