Dia Nacional das Santas Casas de Misericórdia

A data é uma referência a fundação da Santa Casa de Misericórdia, em Portugal no ano de 1498, pela Rainha D. Leonor. No Brasil, as Santas Casas começam a ser implantadas quando da ocupação efetiva do território, no século XVI. Criadas com o objetivo de promoverem a assistência material e caritativa aos mais necessitados, as Santas Casas se dedicaram a diversos setores da sociedade, entre eles da assistência aos doentes.
A Santa Casa de Misericórdia da Bahia, criada em 1549 quando da fundação da Cidade de Salvador, chega aos dias atuais atuando de forma ininterrupta nas áreas da saúde, cemiterial, educação, cultura e promoção social.

A medalha aqui apresenta é comemorativa dos 450 Anos de Fundação da Santa Casa de Misericórdia da Bahia – 1549/ 1999, cunhada pela Casa da Moeda do Brasil em bronze prateado. No anverso (frente), brasão da Irmandade da Misericórdia e no reverso (costas), fachada do Paço da Misericórdia, segunda sede do Hospital da Caridade e, desde 2006 abriga o Museu da Misericórdia.
A peça faz parte do acervo do Museu.

Dia Nacional das Santas Casas de Misericórdia