Museu da Misericórdia participa de campanha #MuseusPelaVida

O Museu da Misericórdia, situado no Centro Histórico de Salvador, aderiu à campanha “Museus pela Vida”, idealizada pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM).

A campanha teve início na segunda-feira (10) e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da imunização e de medidas de prevenção ao coronavírus.

Durante a campanha, que continuará enquanto durara a pandemia, todos os museus participantes irão divulgar conteúdos de prevenção à Covid-19 em suas respectivas redes sociais, usando a hashtag #MuseusPelaVida.

Dentre os conteúdos estarão conexões entre o acervo do museu e o contexto histórico atual, além de apoio às iniciativas de solidariedade.

“O Museu da Misericórdia, sendo representante da mais antiga instituição dedicada aos cuidados da saúde e do corpo, possui autoridade para viabilizar a divulgação de informações confiáveis, destacando o seu caráter histórico e o acervo institucional ligado a área da saúde, como também às peças que podem ser associadas à temática do cuidado”, observou a museóloga do Museu da Misericórdia, Osvaldina Cezar, se referindo ao primeiro hospital da Bahia, implantado pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCMBA) no local onde funciona hoje o museu. “O trabalho da Santa Casa, no decorrer dos tempos, sempre teve como a principal essência os princípios de misericórdia, que incluem cuidar do corpo e do espírito”, ressaltou.

Além do Museu da Misericórdia, estarão participando da campanha o Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz; o Museu de Microbiologia, do Instituto Butantan; a Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência e a Rede Brasileira de Coleções e Museus Universitários.