Museu da Misericórdia faz homenagem aos Santos Juninos

Programação será virtual durante todo o mês de junho, nas redes sociais e site do museu

O Museu da Misericórdia vai homenagear, durante todo o mês de junho, os principais santos que são celebrados no período: Santo Antônio, São João e São Pedro. O projeto chamado “Santos Juninos” acontece no Museu da Misericórdia desde 2016, marcando a programação sociocultural e educativa da instituição.

A homenagem será, desta vez, de forma virtual, através do site, Instagram e Facebook do museu, devido à pandemia do novo coronavírus.

Durante o mês, a museóloga Osvaldina Cezar apresentará vídeos falando sobre as imagens dos referidos santos, que compõem acervo do museu, destacando os principais elementos de cada iconografia. As imagens de Santo Antônio e São João Menino foram esculpidas em madeira policromada, datada do século XVIII. Já a imagem de São Pedro foi feita no século XXI, em barro cozido, pelo artesão Emmanuel Ismarques, em Maragogipinho, no Recôncavo da Bahia.

Lives - No dia 8 de junho, às 16h, haverá uma live, no Instagram @museudamisericordia, onde Osvaldina Cezar conversará com o artista plástico Rodrigo Guedes, organizador da reza pública de Santo Antônio.

Já no dia 18 de junho, às 16h, a museóloga receberá como convidado o padre Lazaro Muniz, capelão da Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCMBA), para falar sobre o tema “A humanidade e a santidade de João Batista e de Pedro Apóstolo”.

Ainda dentro da programação, também haverá uma oficina virtual de confecção de flores de papel, mediada pela pedagoga do Museu da Misericórdia, Lúcia Valdirene, associando a simbologia de enfeitar os altares juninos, conforme a tradição popular. A data e horário da oficina será divulgada nas redes sociais do museu.