Museu da Misericórdia participa da 15ª Primavera de Museus

O Museu da Misericórdia irá participar da 15ª Primavera de Museus, que acontecerá entre os dias 20 e 26 de setembro deste ano.

O evento é idealizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com o objetivo de reunir instituições museológicas de todo o país em torno de um tema comum, promovendo uma semana de programações culturais gratuitas ao público.

O tema desse ano será "Museus: perdas e recomeços” e traz a análise sobre o reforço do papel social dos equipamentos museais como espaço de reflexão e memórias, além de pensar ações que possam ser desenvolvidas no atual cenário de pandemia.

Segundo a museóloga do Museu da Misericórdia, Osvaldina Cezar, a participação do Museu da Misericórdia na 15ª Primavera de Museus permite ampliar a divulgação das ações realizadas no local, atraindo novos públicos e enfatizando o potencial didático e informativo do acervo do museu.

“O tema desse ano é um convite para que os museus reflitam sobre a atuação deles, tanto interna como externa, e sobre as mudanças geradas pelo contexto da pandemia. É preciso enfocar o papel social do museu enquanto espaço de guarda de memórias e de acolhimento, já que reunimos muitas histórias por meio dos acervos que abrigamos e das experiências que convidamos os diversos públicos a vivenciarem. Desde o ano passado, estamos envolvidos com este contexto e não podemos perder a oportunidade de repensar nosso caminhar e pensar novas ações para o futuro”, avaliou a museóloga.

Pela segunda vez consecutiva a programação será virtual e o Museu da Misericórdia participará através de um vídeo de abertura, contando sobre o processo de requalificação e restauração que vem sendo realizado no local, além de uma live e diversas publicações nas redes sociais, feitas por profissionais convidados, sobre a história de objetos do acervo, a exemplo da roda dos expostos e os princípios de misericórdia.

A live será realizada no dia 21 de setembro, às 17h, com o tema “Cuidado com o corpo, com o espírito e com as artes – a atualidade do discurso da Rainha Leonor”, mediada pela museóloga do Museu da Misericórdia, Osvaldina Cezar, e tendo como convidada a museóloga Heloísa Helena Gonçalves Costa, pesquisadora sobre a vida e da obra da Rainha Leonor.

Toda programação pode ser acessada através das redes sociais do museu no Instagram e Facebook (@museudamisericordia).