Museu da Misericórdia celebra dezesseis anos nesta quarta (26)

Museu da Misericórdia celebra dezesseis anos nesta quarta (26)

O Museu da Misericórdia, da Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCMBA), está comemorando dezesseis anos nesta quarta-feira (26).

Fundado pela SCMBA, em 2006, o Museu está instalado em um palacete do século XVII, que já abrigou o primeiro hospital da cidade de Salvador e também foi a sede administrativa da Santa Casa da Bahia.

Seu acervo é composto por 3.874 peças, classificadas em diversas categorias, como alfaia, mobiliário, pinacoteca e imaginária.

“O Museu da Misericórdia preserva uma parcela da história da Santa Casa da Bahia e sua inserção no âmbito do cuidado com a saúde, a educação e a promoção do bem-estar social. Nesta trajetória, sua história se entrelaça com a história de Salvador já que ambas foram fundadas no mesmo ano. Por meio dos objetos que formam o acervo do Museu é possível identificar hábitos e costumes da sociedade soteropolitana no passado e suas relações com o momento presente. O Museu é uma fonte privilegiada de aprendizados sobre a história da nossa Cidade. Contribui para ampliar a noção de pertencimento e de fortalecimento da nossa identidade cultural”, observou a museóloga do Museu da Misericórdia, Osvaldina Cezar.

Certificado pelo Sistema Brasileiro de Museus (SBM), do antigo Ministério da Cultura (MinC), o Museu da Misericórdia é um dos espaços culturais mais visitados da Bahia. O local está atualmente fechado para visitação, devido às obras de restauro, mas a programação cultural está mantida por meios virtuais.

A previsão de reabertura do Museu é após a conclusão das obras, a partir de dezembro desse ano.