O Museu da Misericórdia irá participar da 20ª Semana Nacional de Museus, que acontecerá entre os dias 16 e 22 de maio, com o tema “O poder dos museus”.
O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), autarquia vinculada ao Ministério do Turismo, e acontece de forma virtual e presencial, com exposições, palestras e seminários promovidos por instituições museais de todo o Brasil.
Durante a semana, o Museu da Misericórdia fará publicações nas redes sociais da instituição (@museudamisericordia) contando histórias e curiosidades sobre o acervo, destacando a relação das peças com a história da Bahia e da Santa Casa.
“O Museu da Misericórdia permanece fechado ao público, realizando obras de requalificação e restauro, mas deseja continuar mantendo o diálogo e a interatividade através das redes sociais. Por isso, apresentamos uma programação virtual pensada com critério e carinho, especialmente para a 20ª Semana Nacional de Museus, para que as pessoas possam acessar de onde estiverem, se encantando com as histórias presentes em diferentes objetos que fazem parte da nossa coleção”, ressaltou a museóloga do Museu da Misericórdia, Osvaldina Cezar.
Na quinta-feira (19), às 15h, Osvaldina participará de uma apresentação realizada através do canal do YouTube do Memorial da Medicina Brasileira (MMB) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que contará sobre a criação do Circuito Cultural da Saúde, em parceria também com o Museu Nacional de Enfermagem (MuNEAN).
Entre sexta (20) e domingo (22) será exibido, também nas redes sociais do Museu, um vídeo apresentando a área da cisterna, espaço que irá fazer parte do circuito de visitação, após conclusão do restauro e requalificação do prédio.
No sábado (21), às 11h, haverá uma mediação cultural, em parceria com a Faculdade Santa Casa (FSC), com o tema “O Museu da Misericórdia, 16 anos depois - criando teias e relações”. A ação educativa será feita de forma presencial, na Faculdade, que fica situada no bairro de Nazaré, com a participação dos alunos da instituição.