Notícias

15h00

Museu da Misericórdia participa da 16ª primavera de museus

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Museu da Misericórdia participa da 16ª primavera de museus

O Museu da Misericórdia irá participar da 16ª primavera de museus, evento idealizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que se propõe a realizar anualmente programações culturais gratuitas em diversas instituições museológicas de todo o país, com o objetivo de estreitar a relação entre os museus e a sociedade. 

Este ano, o evento será realizado entre os dias 19 e 25 de setembro, com o tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias”, para celebrar o bicentenário da Independência do Brasil. 

Já que o Museu da Misericórdia está fechado à visitação, devido às obras de restauro, a programação será virtual, disponível ao público através das redes sociais (@museudamisericordia), com a exibição de diversos vídeos que mostram curiosidades sobre o processo de restauro. 

No dia 21 de setembro (quarta-feira), às 17h, haverá uma live, onde a museóloga do Museu da Misericórdia, Osvaldina Cezar, conversará com a museóloga Paula Coutinho, administradora do Instagram Patrimônio Salvador (@patrimoniosalvador), sobre a importância dos museus e das diversas expressões de patrimônio não musealizados, como fomento à construção da identidade nacional e dos diversos processos de independência. 

No dia 23 de setembro (sexta-feira), às 16h, haverá o evento “Papo de Casa”, um bate-papo presencial, com transmissão online, ao vivo, quando Osvaldina conversará com a coordenadora do Centro de Memória Jorge Calmon, Rosana Souza, sobre as memórias da Santa Casa da Bahia durante o processo da Independência do Brasil. A conversa será transmitida tanto pelo Instagram do Museu, quanto do Centro de Memória Jorge Calmon (@centrodememoriascmba). 

Para finalizar a semana de eventos, será realizado um encontro presencial, no dia 26 de setembro (segunda-feira), às 14h, no Instituto Kardecista da Bahia (IKB), situado no Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, com idosos que são atendidos no projeto social do Instituto, abordando a importância do desenvolvimento e manutenção da autoestima para as pessoas da terceira idade, que são agentes difusores de memória para muitas gerações. A atividade será coordenada pela pedagoga do Museu da Misericórdia, Lúcia Bárbara. 

Siga-nos:
Museu da Misericórdia
2016 - 2024. Museu da Misericórdia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Apoio Financeiro: