Notícias

14h15

Museu da Misericórdia participa da 6ª edição da Flipelô

Compartilhe
Tamanho da Fonte

O Museu da Misericórdia irá participar da 6ª edição da Feira Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), que acontecerá entre os dias 1º e 6 de novembro, no Centro Histórico de Salvador.  

O evento é uma realização da Fundação Casa de Jorge Amado, em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC), que celebrará, este ano, os 110 anos do escritor baiano. 

A participação do Museu da Misericórdia será no dia 3 de novembro, às 17h, através de uma conversa virtual, entre a museóloga Osvaldina Cezar e a psicóloga, especialista em luto, Isa Perrone. 

O tema escolhido foi o personagem Quincas Berro D'agua, do livro “A Morte e a morte de Quincas Berro D'água”. 

“A escolha do personagem foi pensada para nos permitir mergulhar no universo sociocultural e simbólico dos rituais e atitudes diante da morte, já que é um evento que acontecerá na semana de Finados”, pontuou a museóloga do Museu da Misericórdia, Osvaldina Cezar. “Divulgaremos, não só o Museu da Misericórdia, mas também o potencial artístico e documental do Circuito Cultural Campo Santo. Entre os princípios corporais que estão no cerne das Santas Casas de Misericórdia está o de sepultar os mortos. Ao longo de sua existência, a Santa Casa da Bahia manteve posição de destaque na realização de sepultamentos, sendo o seu cuidado e zelo reconhecidos pela sociedade. Em 2007, a Irmandade criou o circuito de Arte Cemiterial Campo Santo, que abriga um expressivo conjunto de mausoléus do século XIX e XX, fontes documentais para o desenvolvimento de pesquisas e ações culturais e educativas”, explicou. 

O encontro será transmitido através do Instagram @museudamisericordia. 

Siga-nos:
Museu da Misericórdia
2016 - 2024. Museu da Misericórdia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Apoio Financeiro: