Depois da entrega do projeto de requalificação e restauro, realizada pela Prefeitura de Salvador, nesta segunda-feira (17), o Museu da Misericórdia está sendo preparado para ser reaberto à visitação do público.
Fechado desde agosto de 2021, o Museu agora recebe os últimos ajustes para receber os visitantes, a exemplo da implantação de recursos de interatividade com o uso de novas tecnologias, além de ferramentas de inclusão e acessibilidade.
“Os projetos expográficos estão sendo desenvolvidos, envolvendo produção de textos, seleção de imagens e do próprio acervo do museu. Também está sendo realizada a montagem do mobiliário de exposição, painéis e vitrines, que possuem um design pensado para valorizar e apresentar com segurança cada peça. Além disso, estamos finalizando o desenvolvimento da programação visual desses painéis, sinalização e painéis diretórios”, explicou a museóloga do Museu da Misericórdia, Osvaldina Cezar.
A obra foi coordenada pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop) da Prefeitura Municipal de Salvador e contemplou a ampliação e construção de novos espaços expositivos, auditório para 100 pessoas, laboratório de conservação e restauro, além da restauração da Igreja da Misericórdia, incluindo teto artístico e forro com 45 painéis de pintura.
A previsão para reabertura é ainda no segundo semestre de 2024.