O Museu da Misericórdia participará, entre os dias 18 e 24 de setembro, da 17ª Primavera dos Museus, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).
Trazendo como tema deste ano “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”, a semana terá ações culturais gratuitas em todos os estados brasileiros.
Fechado à visitação pública para obras de restauro, o Museu da Misericórdia apresentará uma programação híbrida, com a produção de conteúdo audiovisual para as redes sociais (@museudamisericordia) e rodas de conversas, seguidas de oficina criativa com materiais reciclados para grupos da terceira idade, nos projetos sociais da Santa Casa da Bahia, no Bairro da Paz; no Instituto Kardecista da Bahia e na Casa de Petitinga, situados no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador.
“Vamos trabalhar a questão da democracia para o público em geral, incluindo o trabalho com os idosos que, de certa forma, são invisibilizados ou pouco reconhecidos como atuantes na sociedade”, pontuou a museóloga do Museu da Misericórdia, Osvaldina Cezar. “Propomos uma ação que possibilite a democratização de conhecimentos sobre as transformações que estão sendo implantadas no museu para todos os públicos, durante o processo de restauro. E para estreitar os laços de interatividade e pertencimento trabalharemos, presencialmente, com grupos da terceira idade, apresentando as descobertas realizadas”, completou.