
Entre os dias 2 e 30 de agosto estará em cartaz, no Museu da Misericórdia, a mostra “Excelsos Excessos - Reciclagem do Barroco”, do artista plástico baiano Chico Mazzoni. O vernissage será no dia 1º de agosto, às 18h, aberto ao público.
A exposição celebra o sagrado, o profano e o afro-brasileiro, em expressões contemporâneas inspiradas no estilo barroco.
“É uma exposição feita com muito carinho, com muito cuidado e com o acúmulo de informações que eu venho trazendo ao longo de minha vida inteira sobre o barroco, que sempre me inspirou e me deixou muito motivado. Agora eu pude realizar isso em arte contemporânea, reinterpretar esse barroco em pintura contemporânea”, avalia Chico Mazzoni.
A mostra reune 28 telas repletas de simbologias e representações, que estarão integradas às peças do acervo do Museu da Misericórdia. As telas são distribuídas em três linhas temáticas: a dos sagrados, com alguns dos quadros ao lado das peças originais barrocas que inspiraram o artista; a dos profanos; e uma em homenagem à cultura afro-brasileira, presente no período abordado, e contando ainda com a contribuição da artista visual Goya Lopes, que estará presente com duas peças, que serão expostas pela primeira vez.
Artista plástico, arquiteto e professor, mestre em restauro dos monumentos pela Universidade de Nápoles, Chico Mazzoni celebra 42 anos de carreira nas Artes Plásticas. A exposição é resultado de 8 anos de trabalho do artista, que sempre teve o barroco como inspiração durante a trajetória profissional.
SERVIÇO
Exposição: Excelsos Excessos – Reciclagem do Barroco
Artista: Chico Mazzoni
Local: Museu da Misericórdia da Bahia (Rua da Misericórdia, 06, Praça da Sé, Salvador)
Abertura: 1º de agosto, das 18h às 22h
Visitação: de 2 a 30 de agosto (de terça a sexta, das 9h às 17h; sábados, das 9h às 16h30. O museu fecha aos domingos, segundas-feiras e feriados)
Realização: Chico Mazzoni ARTE & ARQUITETURA Ltda.