
Entre os dias 22 e 27 de setembro o Museu da Misericórdia irá participar da 19 ª Primavera de Museus, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que terá como tema desse ano "Museus e mudanças climáticas".
No dia 22 de setembro, às 15h, e no dia 24 de setembro às 9h, 10h30, 14h30 e 15h30, serão realizadas oficinas extramuros com o tema “Por onde vou, eu cuido e enfeito!”, conduzidas pela pedagoga do Museu da Misericórdia, Lúcia Valdirene; e pela museóloga, Osvaldina Cezar. As oficinas serão ministradas para idosos do Instituto Kardecista da Bahia, e com as meninas atendidas pelo Projeto São Vicente - Casa da Providência.
Haverá ainda um bate-papo sobre as ações de preservação e cuidado com o meio ambiente que podem ser realizadas de modo simples e diário, a exemplo do manuseio, descarte ou reaproveitamento de produtos reciclados e depois, a confecção de flores a partir de forminhas para doces ou salgados, que serão usadas na decoração de sacolas feitas manualmente com papel reciclado. Também serão distribuídas sementes de girassol para o plantio.
Já os idosos do projeto social Casa de Petitinga participarão da mesma atividade no dia 23 de setembro às 9h, na sede do Museu.
No dia 25 de setembro, às 9h30 e 15h, haverá a ação interativa “Plante no Museu!”, com alunos da Escola Municipal João Lino. Após visitação às exposições do espeço, os alunos viverão a experiência de criação de um canteiro coletivo, que serão colocados na área externa do 1º subsolo do Museu, com o objetivo de incentivar a manutenção de espaços verdes.
Neste mês também será lançado um vídeo sobre a cisterna do Museu da Misericórdia, destacando o sistema de captação de água pluvial, construído no século XVIII, como forma de aproveitamento de água para abastecimento do antigo Hospital da Caridade, um exemplo de sustentabilidade da época. O vídeo será apresentado nas redes sociais @museudamisericordia e no site museudamisericordia.org.br.