Museu da Misericórdia disponibiliza visitação noturna às terças e quintas-feiras

Iniciativa é voltada para grupos de alunos que estudam à noite

O Museu da Misericórdia, localizado na Praça da Sé e um dos mais importantes da capital baiana, com acervo composto por mais de 3.800 peças que datam do século XVII até os dias atuais, está disponibilizando visitação noturna. A iniciativa, implementada no ano passado, vem recebendo retorno positivo dos visitantes e é direcionada a estudantes de cursos noturnos. As visitas são guiadas por monitores do museu e estão disponíveis às terças e quintas-feiras das 18h30 às 20h, mediante agendamento prévio.

"Nosso objetivo é ampliar ainda mais o vínculo com escolas, universidades e centros educacionais que operam no turno noturno e proporcionar aos alunos o contato com a arte por meio das nossas obras", afirma a pedagoga do Museu da Misericórdia, Lúcia Bárbara. O professor Albérico Teixeira, que realizou visita com 38 alunos da matéria Elaboração de Roteiro do curso de Guia de Turismo do Senac de Porto Seguro, recomenda a experiência. Ele lembra que, além de praticar os ensinamentos da matéria, o silêncio e a tranquilidade do ambiente durante a noite ajudam a prender ainda mais a atenção dos alunos.

O Museu da Misericórdia está Instalado em palacete cuja construção foi concluída em 1697 e é um dos mais visitados do Estado. Inaugurado em 2006 pela Santa Casa da Bahia, tem entre seus destaques peças em azulejo que reproduzem a Procissão do Fogaréu e quadros do pintor José Joaquim da Rocha, que retratam a Via Sacra. A Loggia, rico trabalho de embrechado em quatro tipos de mármore, conferiu ao Museu o tombamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1938.

A realização da visita noturna exige formação de grupo com pelo menos 20 estudantes e agendamento prévio pelo telefone 71 2203-9835.

O quê: Visitação noturna Museu da Misericórdia

Onde: Rua da Misericórdia, nº 6. Praça da Sé

Quando: terças e quintas-feiras

Horário: 18h30 às 20h