Caricatura de Castro Alves e curiosidades sobre o poeta são apresentadas na Flipelô

Você sabia que Castro Alves foi sepultado no Cemitério Campo Santo? Antes de serem transferidos para a emblemática estátua do poeta, localizada no centro da cidade de Salvador, para homenagear o centenário de sua morte em 1971, os restos mortais dele ficaram depositados no mausoléu da família Alves. O local hoje integra o Circuito Cultural do Campo Santo, considerado um museu a céu aberto e um dos maiores representantes da arte cemiterial do Brasil.

Essas e outras curiosidades sobre Castro Alves poderão ser descobertas pelo público que for ao Museu da Misericórdia, da Santa Casa da Bahia, durante a terceira edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho - Flipelô, que acontece de 7 a 11 de agosto e, neste ano, homenageia o poeta. Informações e imagens relacionadas a Castro Alves farão parte roteiro de visitação do museu, que também apresentará uma caricatura do escritor, apelidada de “Castrinho”, assinada pelo cartunista Olegário Gouveia. As crianças também terão acesso ao desenho, em formato de toyart, para que possam recortar e montar um boneco.

No Centro de Memória Jorge Calmon, localizado na Pupileira, o público pode descobrir mais informações sobre o sepultamento de Castro Alves e de toda a sua família. Documentos originais do período revelam informações para pesquisadores e admiradores do “poeta dos escravos”, nascido no município de Cabaceiras do Paraguaçu e que ocupou uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.

Para a museóloga do Museu da Misericórdia, Osvaldina Cézar, a participação do espaço cultural na Flipelô é uma oportunidade de homenagear o poeta e também de atrair um novo público ao museu. “Estamos fazendo parte do roteiro oficial da Festa Literária, cuja abertura acontecerá aqui ao lado, na Praça da Sé. É um evento internacional, que traz à cidade grandes nomes do Brasil e de outros países”, afirma.

Arte e acessibilidade – No segundo dia da Flipelô, 8 de agosto, às 10h e às 14h, o Museu da Misericórdia será palco da apresentação “Metamorfose”, espetáculo de dança protagonizado por alunos do Centro de Educação Especial da Bahia (CEEBA), especializado no atendimento a pessoas com deficiência intelectual e múltiplas deficiências. Depois das apresentações, o público participará de um bate-papo com os artistas e a professora deles, Dil Guimarães, sobre a experiência de visitação ao museu.

O que: Flipelô no Museu da Misericórdia

Quando: 7 a 11 de agosto

Onde: Museu da Misericórdia – Rua da Misericórdia, 6. Centro Histórico de Salvador

Entrada Franca