‘Traçando Arte com Carybé’ é tema do Museu da Misericórdia na 12ª Primavera dos Museus

Estudantes são estimulados ao conhecimento e prática de atividades no ano em que o Ibram celebra a educação nos espaços culturais. Confira!

De 18 a 21 de setembro o Museu da Misericórdia participa da 12ª Primavera dos Museus que, este ano, tem como tema nacional “Celebrando a Educação em Museus”. A partir desta temática e antecipando o artista da próxima exposição temporária, será proposta a atividade interativa “Traçando Arte com Carybé”. O objetivo é aproximar o público, sobretudo crianças e pré-adolescentes, do universo de criação de Hector Julio Páride Bernabó, mais conhecido como Carybé, por meio de instrumentos facilitadores e que incentivem a observação, a percepção e o desenvolvimento de habilidades manuais e criativas.

Para isso, será provocada a associação entre as algumas pinturas do artista argentino com a representação de aspectos da cultura baiana, hábitos e costumes, eternizados por meio do traço firme e da pincelada em cores vibrantes que conferem um colorido especial a algumas de suas obras. A atividade inclui a exibição de um vídeo animado, que apresenta a história de Carybé, sua relação com a Bahia e algumas de suas principais obras que representam o povo e a cultura de Salvador.  Em seguida, será realizada uma mediação sobre o tema, com a participação dos alunos, expondo suas ideias e impressões. Por fim, será estimulada uma produção prática e criativa com a utilização de materiais de uso diário como lápis, giz de cera, lápis de cor, tinta, pincéis, revistas usadas e cola branca, que irá ajudar na construção de um mural ilustrativo.

A proposta é que, após a participação nesta atividade, os professores e alunos retornem durante a exposição, de 27 de setembro a 28 de outubro, para conferir de perto as obras e participem da visita por meio de mediação cultural.

A participação de grupos escolares da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II nas atividades se dará através de agendamento prévio, de acordo com a disponibilidade de horários, pelo número 71 2203-9832. Estudantes da rede pública de ensino e de instituições filantrópicas possuem gratuidade.

A Primavera de Museus é um evento calendarizado do IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus, realizado anualmente com o propósito de incentivar museus e outros equipamentos culturais para o desenvolvimento de ações socioculturais e educativas em torno de um tema central, buscando a realização de uma rede de atividades que possibilitem a dinamização desses espaços.