Museu da Misericórdia apresenta exposição inédita sobre vestimentas da liturgia católica

O público vai poder conhecer diferentes trajes eclesiásticos como túnicas, casulas e dalmáticas. Durante a Semana dos Museus, a visitação é gratuita

Mergulhar no universo das celebrações católicas por meio das vestimentas para falar de identidade e memória. Esse é o objetivo da exposição “A emblemática do vestir – a simbologia de alguns paramentos litúrgicos”, que entra em cartaz no Museu da Misericórdia, da Santa Casa da Bahia, a partir desta terça-feira (14). A mostra marca a participação do espaço cultural na 17ª Semana dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus de 13 a 19 de maio.

No período, a mostra pode ser visitada gratuitamente. Após o dia 19, a exposição passa a integrar o circuito permanente do Museu da Misericórdia, com ingressos a R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). O público vai poder conferir a simbologia da indumentária eclesiástica, como túnicas, alvas, casulas, dalmática, umeral e estolas, peças que permitem entender as diferenças entre os mais tradicionais trajes da Igreja Católica.

“O conjunto de vestes sacras ou paramentos litúrgicos são registros documentais e históricos de uma época que revela a distinção entre os membros da Igreja, em diferentes funções e momentos. São peças que se destacam pela funcionalidade, forma, riqueza dos tecidos empregados para confecção e estão sendo apresentadas ao público pela primeira vez”, destaca a museóloga do Museu da Misericórdia, Osvaldina Cezar.

Além da exposição, durante a 17º Semana dos Museus, acontece a roda de conversa “Sobre o significado e simbologia dos paramentos litúrgicos” no dia 15 de maio, às 16h, no próprio museu. Na ocasião, a museóloga e mestre em Museologia Renilda Santos do Vale vai abordar os diferentes aspectos simbólicos que envolvem o conjunto de vestes eclesiásticas. A entrada é gratuita.

Conheça algumas peças que integram a exposição

Alva ou Túnica - Confeccionada geralmente em tecido na cor branca, simbolizando a pureza, seu uso é destinado a todos os ministros da Igreja. Também faz referência à veste batismal, momento em que se recebe a graça da remissão dos pecados.

Casula - É o paramento próprio dos padres e bispos. Possui dois tipos: a Romana, que possui um formato de “colete” e é usada por padres mais tradicionalistas, e a Gótica, com forma mais arredondada, utilizada pelos sacerdotes na atualidade.

Dalmática - Durante o Império Romano, era a veste do imperador e da nobreza, por isso tornou-se a vestimenta exclusiva do Papa, sendo seu uso estendido aos diáconos como sinal de privilégio, passando a ser a vestimenta própria destes.

Estola - É utilizada em todas as celebrações pelos diáconos, padres e bispos. O uso da estola se difere para sacerdotes e diáconos. Nos primeiros, ela é colocada em torno do pescoço; nos segundos, é usada a tiracolo sobre o ombro esquerdo.

Manípulo – É uma pequena faixa de tecido na cor litúrgica, usada no braço esquerdo durante a celebração da eucaristia. Seu uso é facultativo e, há algum tempo, não tem sido utilizado na indumentária eclesiástica.

Pluvial – Semelhante a uma capa de chuva, o pluvial é usado na cor litúrgica correspondente à celebração em substituição à casula. O paramento faz lembrar que o amor de Deus envolve o sacerdote.

Umeral - Véu utilizado pelo sacerdote ou diácono quando está conduzindo o Santíssimo Sacramento ou as relíquias da Cruz. Seu significado é de proteção da realidade sagrada. É usado sobre a casula ou pluvial.

Serviço

O que: Exposição “A emblemática do vestir – a simbologia de alguns paramentos litúrgicos”

Quando: a partir de 14 de maio

Onde: Museu da Misericórdia - Rua da Misericórdia, 06, Pelourinho