Museu da Misericórdia comemora dia nacional do Patrimônio Histórico com programação de lives

Comemorado em 17 de agosto, o Dia Nacional do Patrimônio Histórico é uma homenagem ao jornalista e historiador mineiro Rodrigo Melo Franco de Andrade, primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Comemorada em várias cidades brasileiras, a passagem da data também será registrada no Museu da Misericórdia, com uma programação de lives. A primeira delas acontecerá no dia 17 de agosto, às 17h, com o tema “O IPHAN e o patrimônio nosso de cada dia – breves reflexões”, e a segunda no dia 20 de agosto, às 17h, quando serão apresentadas idéias sobre “Museus no contexto da pandemia: perspectivas, posturas e desafios”. Proteção de acervos, defesa do Centro Histórico de Salvador e a relação entre museus e o desenvolvimento social estão entre os assuntos que serão abordados durante as transmissões, promovidas no perfil do Museu da Misericórdia no Instagram.

“Nosso objetivo é socializar sobre a importância do patrimônio cultural da nossa cidade e também refletir sobre o papel social da cultura, sobretudo no atual momento, quando ela também tem agido como uma ferramenta de enfrentamento”, afirma a museóloga do Museu da Misericórdia, Osvaldina Cezar, que comandará as lives ao lado das museólogas Ana Góis e Ana Cristina Coelho. Mestre em Preservação do Patrimônio Cultural e técnica do IPHAN Bahia, Ana Góis tem experiência na gestão, inventário e proteção de acervos móveis, bem como em pesquisas relacionadas ao patrimônio da Bahia e seu reconhecimento nacional e internacional. Já Ana Coelho coordena o Programa Narrativas Patrimoniais, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, e tem histórico de forte atuação nas áreas de educação patrimonial, gestão e sistematização de políticas públicas para o setor museológico.