Museu da Misericórdia entra em reforma e permanece fechado para visitação

Um dos espaços culturais mais visitados da Bahia, o Museu da Misericórdia, situado no Centro Histórico de Salvador, entrará em reforma nesse mês de agosto e estará fechado para visitação do público. A assinatura da ordem de serviço para o início das obras foi realizada no dia 30 de julho, pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis. O Museu da Misericórdia pertence à Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCMBA), entidade filantrópica, e terá a obra coordenada pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop) da Prefeitura Municipal de Salvador, com recursos do Ministério da Justiça, através da Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD).

O edital para licitação da obra foi lançado pela prefeitura em maio desse ano e a empresa vencedora da licitação, no valor de R$ 7,2 milhões, foi a construtora Pentágono. A previsão de conclusão da obra é em dezembro de 2022, incluindo a ampliação e construção de novos espaços expositivos, auditório para 100 pessoas, laboratório de conservação e restauro, novas tecnologias para visitantes, além da restauração da Igreja da Misericórdia, incluindo teto artístico, mobiliário, painéis em cerâmica e forro com 45 painéis de pintura.

“Já tivemos uma reforma no museu, entre os anos de 2004 e 2006, que recuperou parte do museu. Desta vez, teremos uma reforma completa, inserindo novos espaços mais adequados e com climatização. Esse investimento veio em um momento importante para que possamos reabrir”, pontuou o provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves.

Segundo a museóloga do Museu da Misericórdia, Osvaldina Cezar, a reforma possibilitará a apresentação de peças da coleção do museu que ainda não foram expostas, além da capacidade para receber exposições de outros parceiros e instituições que contribuem para a dinamização do espaço. “Com a criação dos espaços de reserva técnica e laboratório de restauração, poderemos ampliar nossa ação técnica e educativa junto a escolas de formação de mão de obra especializada, além de faculdades e universidades, atendendo aos estudantes dos cursos de Museologia, Restauro e Arquitetura, como também estudantes de cursos técnicos de conservação e restauro, por meio das aulas temáticas, visitas agendadas e promoção de cursos”, observou. “A reforma também contemplará a instalação de um elevador que possibilitará maior deslocamento e ligação entre os pavimentos do museu, o que significa a ampliação da acessibilidade física para pessoas com dificuldade de locomoção e portadoras de deficiência”, ressaltou a museóloga.

Museu da Misericórdia entra em reforma e permanece fechado para visitação