Notícias

10h30

Circuito Cultural da Saúde é inaugurado através de parceria entre museus do Centro Histórico de Salvador

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Circuito Cultural da Saúde é inaugurado através de parceria entre museus do Centro Histórico de Salvador

Será inaugurado, nesta terça-feira (29), dia em que é comemorado o aniversário de 473 anos de Salvador, o Circuito Cultural da Saúde, uma rota de visitação que reúne instituições museais situadas no Centro Histórico da cidade, com o objetivo de disponibilizar ao público uma imersão na história das instituições da saúde soteropolitanas. 

O projeto é uma parceria entre o Memorial da Medicina Brasileira (MMB), o Museu da Misericórdia e o Museu Nacional de Enfermagem (MuNEAN). 

O lançamento do projeto será realizado através de uma live, às 10h, transmitida pelo Instagram (@memorial.medicina, @museudamisericordia e @munean_oficial). 

“A criação do Circuito Cultural da Saúde visa proporcionar uma integração de saberes e conhecimentos com o público, por meio do patrimônio cultural desses três museus, através de sua arquitetura e acervos, e de ações pautadas na preservação e divulgação do conhecimento histórico sobre as práticas que dessas instituições na cidade do Salvador”, observou Ritta Maria Mota, integrante da equipe do MMB, instituição idealizadora do projeto,  

Circuito - O Memorial da Medicina Brasileira (MMB) foi criado em 1982 como parte das comemorações pelos 150 anos de criação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O Complexo Cultural do MMB é constituído pelo Archivo Histórico Anselmo Pires (AHAPA), Bibliotheca Gonçalo Moniz (BGM) e Memorial de Medicina (MM), composto por um vasto acervo. No AHAPA há documentos textuais, cartográficos e iconográficos. O acervo da BGM é composto por teses defendidas na FMB entre os séculos XIX e XX, e publicações entre 1557 e 1960. O acervo do MM é constituído por quatro coleções: mobiliário, medalhística e numismática, artes plásticas e instrumentos científicos que remontam a evolução do ensino e da prática médica. 

Já o Museu da Misericórdia, que também participa do Circuito, foi inaugurado em 2006, em um palacete do século XVII, onde funcionou o primeiro hospital da Bahia. Além do acervo que conta a história da Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCMBA), primeira instituição de saúde do Estado, o espaço possui uma antiga farmácia de manipulação em seu acervo, do século XIX, onde eram fabricados remédios que eram vendidos e também doados à população carente. 

Fundado em 2010, pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o Museu Nacional de Enfermagem (MuNEAN), está situado no Pelourinho, em um imóvel do século XIX. O projeto expográfico do local traça um panorama histórico da enfermagem no Brasil e no mundo, reunindo importantes documentos e conteúdos como manuscritos, fotografias, medalhas, quadros, livros, revistas e indumentárias de importante nomes da história da enfermagem, como Anna Nery, Jandira Meirelles de Mendonça, Iracy Costa, Maria Ivete de Oliveira e Florence Nightingale. 

Visitação - Devido à pandemia do novo coronavírus e às obras de restauração, o único museu pertencente ao Circuito Cultural da Saúde que está aberto ao público é o Museu Nacional de Enfermagem (MuNEAN). Além do atendimento presencial, o MuNEAN também oferece apresentações virtuais mediadas, apresentando o museu e contando a história da enfermagem no Brasil e no mundo. 

O Memorial da Medicina Brasileira (MMB) está fechado por causa da pandemia do coronavírus, mas já está em processo de reabertura e disponibiliza apresentações que podem ser realizadas através do canal no YouTube ou outras plataformas virtuais. 

Já o Museu da Misericórdia, está fechado para reforma e tem previsão de reabertura em dezembro de 2022, podendo ser visitado através de um tour virtual (tourvirtual.santacasaba.org.br).  

Mais informações e agendamentos para o Circuito Cultural da Saúde podem ser realizados através do e-mail circuitoculturaldasaude@gmail.com. 

Siga-nos:
Museu da Misericórdia
2016 - 2024. Museu da Misericórdia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Apoio Financeiro: