Notícias

21h00

Museóloga do Museu da Misericórdia participa de live promovida pelo Museu Carlos Costa Pinto

Compartilhe
Tamanho da Fonte

A museóloga do Museu da Misericórdia, Osvaldina Cezar, participou de uma live, nesta terça-feira (26), às 20h, a convite do Museu Carlos Costa Pinto, com o tema “Colecionadores e Coleções”. 

A live foi conduzida pela museóloga e historiadora Simone Trindade, gestora administrativa do Museu Carlos Costa Pinto, onde Osvaldina falou sobre o acervo do Museu da Misericórdia. 

"Assim como a maioria dos museus, o Museu da Misericórdia está instalado em uma edificação que não foi construída para este fim. Trata-se de um prédio do Século XVII, que foi construído para ser um hospital. Por mais de 200 anos foi o único hospital da Bahia. Depois o local funcionou como sede administrava da Santa Casa da Bahia. Uma parte do prédio passou por reforma no ano 2000, mas ele só se tornou museu em 2006”, contou Osvaldina. 

Segundo ela, o espaço abriga elementos do século XVIII e XIX, com objetos ligados à história da Santa Casa e da cidade de Salvador. 

“Além da própria arquitetura do prédio, o acervo guarda objetos dos estilos barroco, rococó e neoclássico. Aqui encontramos objetos de hábitos e costumes, peças decorativas e outros ligados à história da saúde, além do mobiliário, imaginária, paramentos litúrgicos, alfaias e telas, algumas com temáticas religiosas”, pontuou. 

Osvaldina falou também sobre a reforma que vem sendo realizada no Museu da Misericórdia, com previsão de conclusão em dezembro de 2022. 

“Aos poucos iremos compartilhar nas nossas redes sociais como anda o processo das obras. O museu será aberto com muitas novidades, trazendo um acervo que nunca foi exposto. Não só o museu irá ganhar com essa reforma, mas toda a população”, destacou. 

Siga-nos:
Museu da Misericórdia
2016 - 2024. Museu da Misericórdia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Apoio Financeiro: